Por vezes, podemos ter a infelicidade de furar um pneu por motivos diversos, e este ter a necessidade de conserto.
Dispomos do serviço de Conserto de Pneus.
Porem cada caso deve ser analisado, pois dependendo da região afetada no pneu, a sua segurança poderá ser comprometida, e neste caso, o conserto poderá não ser a solução mais indicada.
Tire suas DúvidasQuando o pneu fura, surge uma dúvida sobre qual a melhor opção, substituir por outro ou tentar recuperar a peça danificada. Caso o pneu esteja muito desgastado, o mais recomendado seria a troca, mas se o mesmo ainda estiver em boas condições e pouco rodado, um reparo será suficiente para resolver o problema.
Métodos de reparo de pneus
Os métodos de conserto mais conhecidos são: macarrão e vulcanização. As duas técnicas de reparo de furo no pneu, quando bem executadas, produzem um resultado satisfatório. Os fabricantes de pneu recomendam o procedimento de conserto com macarrão apenas em situações emergenciais, quando não for possível retirar o pneu do aro.
Processo de reparo com macarrão
O processo de reparo com macarrão consiste na aplicação de uma massa alongada dentro do furo do pneu. A desvantagem dessa técnica é que ela pode facilitar a infiltração de sujeira ou umidade na estrutura metálica do pneu, comprometendo o seu tempo de vida útil. A aplicação do material elástico no furo do pneu é feita a frio.
Processo de vulcanização a quente
O método de vulcanização a quente, consiste na aplicação de uma pequena camada de borracha colada na parte interna do furo, com a ajuda de alta pressão e o uso de um selante especial. O uso desse processo será possível de acordo com a gravidade da avaria do pneu, mas o reparo pode não surtir efeito para cortes muito grandes. Esse método é mais eficiente que o macarrão, mas exigirá maior mão de obra, pois será necessário desmontar o pneu da roda para efetuar o reparo, o que exige novo balanceamento e alinhamento dos pneus.