Todo mundo já ouviu falar de fluido de freio, mas você sabe qual é o seu propósito? Como o nome sugere, o fluido de freio é um fluido especial usado no sistema de frenagem de automóveis. É usado para transmitir a pressão aplicada no pedal do freio para as pastilhas e sapatas do freio, e trabalhar com o disco do freio e o tambor do freio. Além disso, também pode ser usado como lubrificante para o sistema.
Por ser um elemento que faz parte dos itens de segurança, ele merece toda atenção e cuidado. Vamos conhecê-lo melhor?

Características do fluido de freio
A qualidade do fluido é medida pela relação entre a taxa de compressão e o ponto de ebulição. Um bom fluido de freio tem uma baixa taxa de compressão (compressibilidade) e um alto ponto de ebulição. Mas vamos entender melhor essas duas características:
Compressibilidade: quando você pisa no freio, você quer que o carro pare. não é? Além disso, se a qualidade do fluido for ruim (ou mais antiga), a pressão não será a mesma. Ou seja, você sente que precisa dar um passo mais profundo para frear.
Ponto de ebulição: o fluido de freio funciona em altas temperaturas. Se o ponto de ebulição for muito baixo, ele irá realmente ferver no carro. Isso causará bolhas de ar e dificultará a frenagem. Portanto, a qualidade também deve ser medida pelo ponto de ebulição, que deve ser muito alto. Desta forma, ele pode funcionar de forma eficiente sem alterar suas propriedades originais.
Importante
A cor o afeta? não. Isso varia de fabricante para fabricante. A qualidade é medida pelas duas características acima, e não pela cor. Os fluidos de freio são classificados como DOT3, DOT4 e DOT5 pelos Estados Unidos. A diferença é principalmente no ponto de ebulição (205 C; 230 C; 260 C, respectivamente). Você pode substituir DOT3 por DOT4 ou DOT4 por DOT5, mas nunca o contrário.
Manutenção e substituição de fluido de freio
Você deve ter percebido que o fluido de freio é muito importante para uma frenagem segura e adequada. Com o tempo, ele vai absorver a umidade do ar e se diluir, tornando-se “semelhante à água” e perdendo suas características originais. Desta forma, diminui-se o ponto de ebulição (sim, vai ferver no carro), o que pode causar a falha dos travões devido à formação de bolhas. Sem falar que perdeu a compressibilidade, ou seja, parece que tem que afundar para frear.
Qual a frequência que deve ser feita a revisão?
Então, isso vai variar de modelo para modelo, sendo que a montadora deveria te mostrar quando deve ser feita a revisão. Mas em casos de grandes viagens é sempre bom verificar se está tudo funcionando corretamente.
Outros fatores podem indicar problemas no freio, como por exemplo a trepidação no volante. Que algumas vezes é causada pelo acionamento indevido. O que pode desgastar e prejudicar todo o sistema.
Pedal do freio constantemente abaixado ou muito duro costuma ser um sinal de perigo também.
Portanto, é recomendável verificar o fluido de freio uma vez por ano ou a cada 10.000 quilômetros. Pode ser substituído a cada dois anos ou mais de 20 quilômetros no máximo.
Na verificação, foi utilizada uma ferramenta capaz de medir o ponto de ebulição e a porcentagem de água, e a ferramenta não deve ultrapassar 4%. Portanto, é importante “verificar” seu carro em uma oficina confiável.

Confiança e credibilidade você encontra aqui na Ricardo Pneus, agende uma inspeção no fluido de seu veículo é gratuito!