Sabia que a calibragem de pneus malfeita é um dos principais danos pelos quais os carros passam e as pessoas nem se dão conta! Andar com o pneu descalibrado pode acarretar em diversos problemas.
Esses problemas incluem a facilidade em furar, problemas com o desalinhamento do carro, mudança de direção sem que o motorista perceba, pois um pneu pode estar mais cheio do que o outro, perda de estabilidade e aumento da distância de frenagem, enfim, uma infinidade de problemas que podem ser facilmente evitados com a calibragem de pneus.

Não realizar a calibragem de pneus, além dos problemas citados acima, pode ainda causar problemas mecânicos de forma geral para o carro, como o gasto das pastilhas de freio mais rapidamente, pois o freio acaba não tendo uma boa estabilidade devido as variações que o carro faz por estar com os pneus descalibrados.
Além desses já citados temos outrosprejuízos que você tem por não manter a calibragem em dia:
- Aumenta em até 10% no consumo de combustível;
- Reduz até 20% da vida útil dos pneus;
- Aumenta a distância de frenagem;
- Reduz a vida útil da suspensão;
- Reduz a vida útil da caixa de direção;
- Faz o veículo sair de lado nas curvas.
Alguns levantamentos apontam que os motoristas que não realizam a calibragem de pneus podem gastar até R$600 a mais no ano por conta dos pneus baixos. Tudo isso devido a dificuldade que os carros terão para obter um desempenho melhor. Se o veículo estiver mais pesado e com os pneus mais murchos, o gasto pode ser ainda maior.
Portanto, atente-se e faça a calibragem de pneus toda semana – e não, calibrar os pneus toda semana não é demais, pois é uma manutenção preventiva e que não irá interferir no desempenho do carro. Se o tempo estiver curto, o indicado é fazer a calibragem de pneus pelo menos a cada 15 dias.
De quanto em quanto tempo é necessário fazer a calibragem dos pneus?
De 15 em 15 dias no máximo, porém se o veículo roda mais de 2.000 km por mês, é aconselhável calibrar semanalmente.
Além disso, é importante calibrar com os pneus frios. Após ligar o veículo, rode no máximo 3 km para fazer a calibragem de pneus.
Qual é a calibragem ideal dos pneus?
Depende do tipo de pneu, e se o veículo está pesado ou não.
Os fabricantes de veículos costumam colocar uma etiqueta com a pressão recomendada e informações sobre a calibragem correta.
Verifique próximo a fechadura da porta do motorista e na tampa do combustível.
Não esqueça de calibrar o estepe também.
